quarta-feira, 14 de julho de 2010

Primeira aula no Centro de Formação de Condutores (o CFC)

Olá Divas e Lordies... Hoje foi a minha primeira aula do curso teórico na auto-escola, e eu vou contar pra vocês, mais ou menos, como foi.
Eu aprendi que estou em minha 3ª etapa, de 5  (ou 6, ou 7)... A primeira foi ir ao CIRETRAN para fazer uma frase que se é recebida e tirar a foto que irá para minha CNH. (Fazer a frase, porque, para se iniciar o processo de habilitação, o candidato deve ter 3 requisitos, dentre eles, saber ler e escrever. Para isso a frase: se provar que você não tem dificuldade na leitura ou na escrita). A 2ª etapa é dos exames de apitidão física e mental (vista e psicotécnico). Depois disso, inicia-se o curso teórico, onde eu serei capacitada para saber as leis e normas de trânsito, e placas. São 9 dias de curso. Curso este que não reprova, mas eu tenho que ter 100% de frequência nas aulas. Caso eu precisar faltar e não apresentar atestado, nem justificativa, é cobrada uma taxa, e eu preciso repor a aula perdida. Em caso de trabalho, levar declaração de trabalho. Em caso de doença, levar o atestado. Não será cobrada taxa alguma e eu reponho minha aula. Depois de concluído este curso (termina dia 23), eu terei que esperar completar 1 semana (pois é, o processo é lento. A professora falou para colocarmos aí uns 7, 8 meses para terminar tudo. Isso me deixou triste : S), para marcar meu exame teórico, que será numa quinta-feira (os exames teóricos são realizados sempre nas quintas-feiras), às 7 da manhã, na Universidade Unaerp do Guarujá. O exame mesmo só começa às 8, 8 e meia. (1 hora de espera por causa que todos os alunos deverão assinar "o livro", e são TODOS os alunos MESMO, de todas as autos-escolas do Guarujá). Todos devidamente trajados (camisa, calça e sapato). Para meninas: nada de "regatinha", nem barriga de fora, decote, "sandalinha"... e para os meninos: nada de camisa de time, boné, bermuda ou chinelo. São 45 mins de prova, com 30 questões, onde eu deverei acertar 70%, ou seja, 21 questões. No caso de reprova, eu deverei marcar outro exame depois de 15 dias da divulgação do resultado. Em seguida, espera-se maaaais 15 dias para começar minhas aulas práticas em carro, ou moto (é um de cada vez). Faço as aulas, juntamente com as aulas noturnas e marco meu exame prático. (As aulas nortunas é uma nova lei, que foi aprovada dia 17 de maio, e como meus exames apresentados foi depois deste período, eu precisarei fazê-la.) São 4 aulas. Eu posso escolher fazer junto com as aulas práticas normais, ou fazer cada uma de uma vez. Posso fazer 2 aulas durante o dia (das aulas normais) depois mais 1 de noite, ou 1 de dia, e 2 de noite, com tanto que não exceda o limite de 3 aulas por dia. Cada aula tem sua duração de 40 minutos. Depois disso eu marco meu exame prático e depois marco minhas aulas novamente (pra carro, ou pra moto, vai depender do que eu vou querer 1º e 2º) e faço meu exame novamente. Se eu reprovar, pago uma taxa de R$ 130,00 e faço novamente, mas como isso não vai acontecer, eu vou fazer os exames e receber minha "Permissão", que é válida em todo o terrítório brasileiro, por 1 ano, onde eu não poderei ter multa ALGUMA. Caso isso aconteça minha "permissão" é caçada e eu preciso fazer TUDO denovo, desde a matrícula, exames, curso teórico e tudo mais. Mas como isso TAMBÉM não vai acontecer, eu vou pegar a minha "definitiva" depois de 1 ano e ir renovando meus exames de apitidão física e mental de 5 em 5 anos (quando eu fizer 65 anos, é de 3 em 3, porque já serei considerada idosa, e os idosos renovam de 3 em 3.). Aí com a "permissão" já, eu já posso ir adicionando as categorias:
  • A: Motocicletas, motonetas ou ciclomotor
  • B: cujo o peso bruto do veículo não exceda a 3.500 kg e cuja lotação não exceda a 8 passageiros exceto o motorista. Ou seja: CARRO!
  • C: veículos em transporte de carga, cujo seu peso bruto exceda a, também, 3.500 kg. (Para esta categoria, eu precisarei ter 1 ano na categoria B)
  • D: veículos utilizados no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a 8 passageiros, exceto o motorista. (Para esta eu precisarei ter 2 anos na categoria B, ou 1 ano na C, e ter 21 anos completos)
  • E, por fim: a E: são os veículos transportadores de cargas perigosas, ou que se enquadrem nas categorias B, ou C ou D, e cuja unidade acoplada: reboque, semi-reboque ou articulada tenha seu peso bruto de 6.000 kg ou mais, ou cuja lotação exceda a 8 passageiros, exceto o motorista, ou que seja enquadrado na categoria trailer. (Para esta eu precisarei ter 1 ano na categoria C e 21 anos completos.)
OBS// Para cada categoria que eu quiser adicionar à minha carteira, eu precisarei fazer meus exames de apitidão física e mental, fazer as aulas práticas, para cada respectiva categoria e exame prático. Não é preciso passar pela etapa do curso teórico e exame teórico.

Ah, eu aprendi também que, você não pode ultrapassar o limite de velocidade das placas, e também não pode andar tão devagar, atrapalhando o fluxo de veículos que possivelmente estão atrás de você. Além de existir a velocidade máxima, existe também a velocidade mínima, que é a metada da máxima. Aprendi que, com mais de 20 pontos negativo na carteira, é suspenso o seu direito de dirigir e que existe os limites para cada tipo de via.
Via é toda superfície que transita tudo e todos e existem alguns tipos: Vias Urbanas: vias de trânsito rápido,vias arteriais, vias coletoras e vias locais. - Estas são dentro da cidade. Fora da cidade: Vias Rurais: são rodovias e estradas. Eu não vou especificar cada uma delas, porque aposto que vocês não estão interessados em saber, mas lhes digo mais: Sabe aquelas ruas, que não tem placa alguma, e você não sabe que velocidade atingir?! Pois bem! É para isso mesmo que eu deverei saber todas as vias e suas classificações. Por exemplo: as vias de trânsito rápido, são as vias caracterizadas por acessos especias, como uma passarela, para uma travessia de pedestres, com trânsito livre, sem acessibilidade à imóveis e sem travessia de pedestres em nível (como a Cônego Domênico Rangoni, mais conhecida como "Piaçaguera"). Para ESTE tipo de via, existe um limite máximo de velocidade, que é de 80 km/h. Então eu terei que identificar cada via e aplicar a velocidade designada.
Aprendi sobre o Sistema Nacional de Trânsito, que é composto por órgãos normativos e executivos. Os normativos (que FAZEM e FISCALIZAM as leis de trânsito) é o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito - Órgão máximo), CETRAN (Conselho Estadual de Trânsito) e CONTRANDIFE (Conselho de Trânsito do Distrito Federal). E os executivos (que EXECUTAM as leis), é o DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito - Órgão máximo), DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), D.N.I.T. (Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes), D.E.R. (Departamento de Estradas e Rodagem), JARIS (Juntas Administrativas de Recursos de Infrações), P.R.F. (Polícia Rodoviária Federal), P.M.E. (Polícia Militar dos Estados e do Distrito Federal) e CIRETRAN (Circunscrição Regional de Trânsito). Aprendi que você é obrigado a ter os seguintes documentos para dirigir: CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores, ou seja, número de registro apenas), IPVA (o tal Imposto sobre a Propriedade dos Veículos Automotores) e o DPVAT (Seguro de danos Pessoais causados por Veículos Automotores Terrestres - seguro pessoal) e que não é obrigado a ter o CRV (Certificado de Registro de Veículo).

No final da aula a professora passou exercício, e eu aprendi também que, aquele que entrega o seu veículo a pessoa não habilitada, este comente infração de trânsito gravíssima e tem sua CNH recolhida. Foi esta a opção que eu assinalei, e estava correta! Ah, mas que coisa, não?! Eram 7 questões e eu acertei 6 : D.

* Ontem assisti a um filme: Dom. Filme brasileiro, de 2003, drama, baseado na obra "Dom Casurro", de Machado de Assis (ADORO), com roteiro e diração de Macyr Góes. -RECOMENDO!

Bom, espero que tenham gostado do que postei aqui e comentem bastante ^^. Beijos, Bonne Nuit a todos.

2 Comentários:

Às 14 de julho de 2010 às 11:19 , Blogger Karla com Ká disse...

Diii, como demora aí! Por aqui, todo o processo, demora, em média, uns 2 ou 3 meses. E olha q são 15 dias de aulas teóricas... Mas fica tranquila q já já vc estará apta a dirirgir e pilotar.

Beijos.

 
Às 15 de julho de 2010 às 14:52 , Anonymous Sara disse...

Fiquei cansada soh de ler! HAHAHA
Que processo ate ter a habilitacao nas maos, ne? nossa!
Preiso tirar a minha, o curioso eh que nao fico tao entusiasmada com isso rs

Dom eh um filme muito bom, mas o livro eh melhor! So que precisa de mt paciencia, porque eh um livro enoooorme HAHAHA

beijos!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial